A visão subnormal é um comprometimento significativo da visão que não pode ser corrigido com uso de óculos convencionais, lentes de contato e nem mesmo com intervenção cirúrgica. Trata-se de uma perda parcial da visão, que pode ocorrer devido a doenças congênitas, lesões, envelhecimento ou como resultado do agravo de doenças oftalmológicas.
Poucas pessoas são inteiramente cegas, ou seja, não possuem nenhum grau de visão. As que possuem algum grau de visão útil, insuficiente para a realização de atividades cotidianas, mas que pode ser potencializado com o uso de auxílios ópticos e não ópticos, têm a visão chamada de subnormal.
A degeneração macular, a retinopatia diabética, a catarata e o glaucoma são algumas das doenças que podem causar a perda parcial da visão, tornando-a subnormal.
Classifica-se como visão subnormal, aquela que dispõe de apenas 20% ou menos da visão considerada normal no melhor olho e já com correção, isto é, já com o uso de óculos, lentes de contato ou depois da realização de cirurgias corretivas.
Fonte: Associação Brasileira de Visão Subnormal