Os ensaios clínicos são a fase final de pesquisa clínica necessária para que a Food and Drug Administration (FDA) aprove um tratamento para uso em seres humanos. O teste clínico de drogas experimentais é normalmente feito em três fases, cada fase sucessiva envolvendo um maior número de pessoas.
Os estudos de Fase 1 estão principalmente relacionados com a avaliação da segurança do fármaco e o estabelecimento de uma dose máxima tolerada para o fármaco. Esta fase inicial de testes em humanos é feita em um número muito pequeno de voluntários. Às vezes, adultos saudáveis sem doença são testados. Outras vezes, pacientes com doença terminal são testados. Por exemplo, em ensaios iniciais da Fase 1 testando a segurança do transplante de células da retina, os pacientes que já estavam cegos foram testados para não arriscar a perda da visão existente em pacientes que ainda tinham muito pouca função visual.
Os estudos da Fase 2 são iniciados quando uma droga é considerada segura. Em um estudo de Fase 2, a eficácia de um determinado medicamento ou tratamento é avaliada. A duração de um estudo de Fase 2 depende muito da natureza do tratamento que está sendo testado e da doença específica. Estudos de fase 2 podem envolver um grande número de pacientes com vários centros médicos em todo o país que participam do estudo.
Os estudos de Fase 3 permitem que os pesquisadores avaliem melhor a eficácia e os efeitos colaterais de um medicamento em uma grande população de diversos pacientes. Os testes em grande escala fornecem à empresa farmacêutica e à FDA uma compreensão mais completa da eficácia, benefícios e variedade de possíveis reações adversas da droga. Além disso, os estudos da Fase 3 são úteis para comparar o novo tratamento com os tratamentos padrão existentes.
Para saber mais sobre os ensaios clínicos em andamento para doenças hereditárias da retina, visite www.ClinicalTrials.gov . O site lista informações abrangentes sobre estudos relevantes, incluindo contatos.
A Fundação Fighting Blindness mantém um registro de pacientes, o www.MyRetinaTracker.org , que pode ser usado para ajudar a identificar participantes de ensaios clínicos. O registro é projetado para coletar informações básicas sobre indivíduos com doenças degenerativas da retina, como retinose pigmentar, degeneração macular, doença de Stargardt, síndrome de Usher e doenças relacionadas
Fonte: www.blindness.org
No Brasil, os cidadaos podem contratar um plano de saude privado ou usar o SUS (Sistema Unico de Saude), bancado pelo governo federal. Em paises da Europa, como Inglaterra e Espanha, o Estado tambem se encarrega de prover saude em troca do pagamento de impostos. Nos Estados Unidos, por outro lado, a unica forma de receber atendimento e pagando um convenio particular. Pessoas abaixo da linha de pobreza e idosos sao os unicos beneficiados por servicos gratuitos como o